Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de março de 2017

Formigamento nas costas: o que pode ser?

Além de dor é possível sentir formigamento nas costas em uma série de situações, muitas das quais estão associadas a problemas de saúde. Por isso, é importante estar informado sobre o que pode ser formigamento nas costas, ainda mais se você tem esse sintoma com frequência. De qualquer forma, é importante buscar ajuda médica quando o quadro persistir e a nossa página tem algumas informações úteis sobre o assunto.


Confira quais são elas.

1 - Entre as inúmeras razões para formigamento nas costas, uma delas é o comprometimento de um nervo, sendo que além das costas o dano pode ocorrer ainda no pescoço ou na cabeça. No caso do machucado afetar os nervos do pescoço, os chamados cervicais, é comum ainda haver dor no local, bem como fraqueza, complicações respiratórias e mesmo falta de controle nos órgãos excretores quando a lesão for grave. Nesses casos, é urgente buscar atendimento médico.

2 - No entanto, mesmo pequenos danos nos nervos podem causar a dormência nas costas, quando dormimos de “mau jeito” como se costuma falar. Nesse caso, possivelmente o sintoma surge em decorrência da compressão do nervo, mas se for esse o motivo em pouco tempo o formigamento nas costas deve parar. Isso, aliás, pode ocorrer em todas as partes do corpo, quando nos movimentamos, caminhamos ou ainda sentados de maneira pouco adequada.

3 - Parecido com isso são os transtornos circulatórios que podem causar o formigamento das costas, assim sendo, são os vasos, por onde passam sangue, que foram comprimidos, resultando na dormência, o que também pode afetar diferentes partes do corpo. No entanto, existem doenças que também provocam problemas na circulação do sangue, como por exemplo o fumo, obesidade e pressão alta. Esses quadros costumam alterar a pressão sanguínea, o que resulta na dormência nas costas e em outras partes, como pernas e braços.

4 - Os transtornos da ansiedade, como as crises de pânico, são outras razões para que haja o formigamento nas costas, sendo que nesse caso, além delas, durante uma crise, pode haver o sintoma em todo o corpo, até mesmo na cabeça e no rosto. Nessa situação, o sintoma é desencadeado pela hiperventilação, que é bastante comum em crises de ansiedade e se refere ao aumento da respiração. Quando isso ocorre, a pessoa respira dióxido de carbono mais do que o normal, causando um desequilíbrio da sua respiração e originando a dormência.

5 - Numa crise de pânico, entretanto, podem aparecer ainda muitos outros sinais, como suor em excesso, tontura, tremedeira, zumbido nos ouvidos, preocupação, palpitações, falta de ar, entre outros. Embora o formigamento seja mais comum nos membros, as costas também podem ser afetadas em caso de esclerose múltipla, uma doença neurológica provocada por uma reação inflamatória em que há a destruição de uma substância que cobre os nervos.

6 - Tumores nas costas são outras causas para o sintoma, sendo que nesse caso o mais comum é que sejam o resultado de metástases, ou seja, quando a doença se origina em outro local e se expande até às costas. Isso é mais comum de acontecer se houver câncer de pulmão, mama ou próstata. Se isso for a razão do formigamento a pessoa pode sentir ainda outros sintomas, como dor nas costas e emagrecimento repentino.

7 - Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário