Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de março de 2017

Proteínas em células com HIV pode indicar caminho para a cura

Os pesquisadores estão perto de revolucionar o tratamento de pessoas infectadas pelo HIV – quem sabe até uma cura! Acontece que os soropositivos em tratamento possuem células infectadas que são impossíveis de ser encontradas. Uma nova proteína, entretanto, parece estar marcando essas células, sendo possível pensar em novas formas de agir contra elas.

Atualmente, os medicamentos antirretrovirais são capazes de praticamente eliminar o vírus da pessoa infectada. Porém, existe um reservatório em que ele se esconde até encontrar um momento propício para voltar a se replicar – como quando os remédios deixam de fazer efeito, por exemplo.

A medicação precisa ser contínua, já que poucos dias sem ela são suficientes para uma explosão viral no corpo do soropositivo. O HIV fica escondido em células do sistema imunológico, conhecidas como células T em repouso. O vírus entra no material genético dessas células e fica quase impossível de ser detectado.

Descoberta de biomarcador

Entretanto, cientistas franceses conseguiram detectar um biomarcador existente apenas nessas células T infectadas com o vírus latente. Dessa forma, talvez seja possível, no futuro, criar medicações que ataquem apenas essas células – como elas fazem parte de nosso sistema de defesas, não podemos eliminá-las completamente de nosso corpo.

Desde 1996, o sonho foi matar essas células desagradáveis, escondidas, mas não tínhamos como fazê-lo porque não tínhamos como reconhecê-las”, explica o virologista Monsef Benkiran, da Universidade de Montpellier, na França.

A proteína chamada CD32a paira apenas sobre as células T infectadas com HIV latente, não sendo encontradas nem mesmo naquelas sem o vírus ou com o vírus ativo. Essa informação é importantíssima, por mais que a tal proteína tenha sido encontrada, na verdade, apenas em metade das células T infectadas.

Ainda assim, eliminar mais um tanto de células com o vírus já é outra vitória na luta da Ciência para erradicar de vez o HIV da Terra. O caminho até lá ainda é longo, já que este estudo foi feito apenas com 12 indivíduos soropositivos em tratamento. Acredita-se que quase 40 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com o HIV hoje em dia, mas apenas 17 milhões têm acesso a medicamentos antirretrovirais.

Mulher se assusta ao ver suposto espírito abraçá-la em foto

Uma mulher levou um susto ao revelar uma foto. Na imagem aparece um espírito tentando abraçá-la. Lou Johnson, 44 anos, moradora de Hull, Reino Unido, estava pronta para sair à noite quando decidiu tirar uma foto. Quando foi olhar a imagem, ficou espantada ao ver uma forma com rosto, mãos e garras ao lado dela.

Algumas pessoas dizem que é reflexo de algum espelho, mas não tem espelho nesse local. Outros afirmam que é algo paranormal e que não pode ser explicado. Eu sempre fui cética, então, deixo que outras pessoas falem”, contou Lou.

Essa não foi a primeira vez que algo sobrenatural aconteceu com Lou. Certa vez, ela estava limpando a cozinha quando percebeu alguém vindo e achou que fosse o filho. “Eu falei: ‘O chão está molhado, você tem que esperar’. Logo depois, vi um vulto saindo pela porta e subindo as escadas e achei que fosse ele”, contou.
No entanto, o filho ouviu a mãe falando sozinha e mandou uma mensagem de texto, na qual perguntava com quem ela estava falando. “Deve existir uma explicação racional para isso. Preciso de uma para sossegar a cabeça”, diz Lou.

terça-feira, 21 de março de 2017

Como perder gordura localizada na barriga!

Como perder gordura localizada na barriga? Essa é uma pergunta muito repetida por homens e mulheres todos os dias. Nesse artigo você encontrará algumas dicas muito importantes que funcionam muito bem quando o assunto é acabar com a gordura localizada no abdômen.

Abdominais não são o melhor recurso para perder barriga

Antes de qualquer coisa você precisa saber que é impossível escolher onde perder gordura localizada. Se você quer perder aquelas gordurinhas localizadas na região abdominal, precisa iniciar um plano para perder gordura em todo o corpo, e não apenas em uma parte específica.

Por exemplo. Quando você faz abdominais com o intuito de acabar com a gordura localizada na barriga, o seu organismo libera na corrente sanguínea os hormônios e enzimas que causam a perda de peso.

Mas essas substâncias não são direcionadas somente para a sua barriga, elas são espalhadas por todo o corpo através da sua corrente sanguínea.

Por isso não adianta nada fazer apenas abdominais para perder a barriga. Na verdade, o que você consegue com isso é um fortalecimento muscular, mas não a eliminação da gordura alojada na região abdominal.

Para perder gordura localizada na barriga você precisa começar a se alimentar de maneira equilibrada e saudável, além disso, precisa também fazer exercícios físicos regularmente.

Uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos são importantes para colocar o seu organismo em um estado hormonal propício à perda de gordura corporal. 

Agora veja abaixo algumas dicas rápidas que ajudarão você a perder a gordura localizada na barriga.

1 – Melhore a sensibilidade à insulina

Para conseguir resultados mais rápidos você precisa seguir uma dieta hipocalórica. O objetivo é melhorar a sensibilidade do seu organismo à insulina produzida pelo pâncreas.

Quando a sensibilidade à insulina é otimizada, o transporte de glicose para as células é realizado com menos insulina, e quanto menor a quantidade desse hormônio circulando pelo sangue, menor os riscos de seu organismo acumular gordura.

Mas não tente seguir uma dieta hipocalórica sem antes procurar um médico ou nutricionista. Para obter resultados realmente satisfatórios você precisa seguir uma dieta saudável e equilibrada, e não simplesmente passar fome.

Se alimentar de maneira insuficiente e desequilibrada poderá fazer o seu metabolismo ficar muito lento, e isso depois trará resultados contrários aos desejados.

2 – Não tome líquidos durante as refeições

Ingerir líquidos durante as refeições pode causar interferências na acidez gástrica, o que provocará efeitos negativos na absorção das vitaminas, nutrientes e sais minerais. Esse hábito também pode provocar má digestão, formação de gases e até mesmo fermentação.

3 – Evite o consumo de alimentos muito salgados

Alimentos muito salgados favorecerem a retenção de líquido, o que fará com que você tenha sensação de inchaço.

4 – Pratique exercícios com frequência

Para acabar com a gordura localizada na barriga você precisa praticar exercícios pelo menos 3 vezes por semana.

O ideal é procurar um profissional de Educação Física, ele fará uma avaliação e montará um programa de treino de acordo com os seus objetivos e as características do seu organismo.

Aliar exercícios aeróbicos com a prática de musculação poderá agilizar e potencializar os seus resultados.

5 – Evite o consumo de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são muito calóricas, e podem fazer você acumular gordura não apenas na barriga, mas no corpo todo. Elas também favorecem a desaceleração do metabolismo, e metabolismo lento significa menos perda de peso.

Se você deseja perder a gordura localizada na barriga, considere eliminar as bebidas alcoólicas da sua vida, ou pelo menos reduza bastante o consumo desse tipo de bebida.

Considerações finais

Perder gordura localizada na barriga não é uma tarefa fácil, entretanto, se você tiver disciplina e força de vontade, conseguirá ficar com a barriga chapada e um corpo saudável.

É importante também ter paciência, pois os resultados não aparecerão da noite para o dia. Pense sempre no seu objetivo, e não desanime perante os primeiros obstáculos.

sexta-feira, 17 de março de 2017

A patética geração que menospreza e ignora Madonna – Por Wilson Barroso

Muitos fãs de música pop pensam que esse gênero musical tem dez anos de idade ou menos, que foi magicamente trazido ao mundo por algum tipo de divindade musical que pariu todo um estilo de música com um ou dois álbuns que cada fã tem como preferidos.

Esses mesmos fãs alienados massacram Madonna por todas as razões possíveis: alguns acham que ela já está velha demais para a música pop, ou que não faz mais sucesso porque perdeu a habilidade, ou porque simplesmente vive de passado. Ou no fim das contas, simplesmente a acham uma prostituta ridícula, alguém que poderia simplesmente cair no esquecimento.

Mas querendo ou não, esses fãs de música pop que ignoram e desprezam Madonna devem a ela muito mais do que suas estreitas mentes podem imaginar. Simplesmente porque 11 entre 10 cantoras de pop são visceralmente influenciadas pela Rainha do Pop, que é simplesmente o útero que gerou a música pop como conhecemos.

Você provavelmente adora quando sua cantora favorita lança clipe novo, não é mesmo? Se for daqueles fãs mais apaixonados, chega a deixar o vídeo no repeat para gerar visualizações. Espero que esteja ciente que Madonna foi uma das responsáveis por tornar os videoclipes musicais obras complexas, caras e artísticas.
Até o comecinho da década de 80, os chamados clipes nada mais eram que vídeos dos artistas cantando ao vivo. Vendo o potencial que esse formato tinha, Madonna começou a investir nesse formato, sendo "Like a Virgin" (1984) um dos primeiros videoclipes no formato atual, praticamente inaugurando a MTV. E ela não parou por aí, ao longo de sua carreira, a cultura pop foi agraciada por vídeos antológicos, como "American Life" (2003), "Frozen" (1998), "Ghosttown" (2015) e "Bedtime Story" (1994), sendo que este último está no acervo permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

Teu coração falta sair pela boca quando sua diva anuncia uma turnê mundial, não é? Ver ao vivo as músicas favoritas, muitos efeitos, cenografia, coreografia, figurino: é sempre um deleite para os olhos. Você deve saber que esse formato de show também foi inaugurado por Madonna, não é?

Até a década de 80, os grandes artistas tinham shows simples, compostos apenas por cantor, banda e quando muito um par de dançarinos. Mas em 1990, Madonna mudou essa chatice, sua "Blond Ambition Tour" inaugurou a era de concertos extravagantes, com muitos dançarinos, efeitos especiais e trocas de roupa. E aparentemente continua boa nisso: ela ocupa três posições no ranking das dez turnês femininas mais lucrativas da história, inclusive o primeiro lugar (a "Sticky & Sweet Tour", que rodou o mundo entre 2008 e 2009, arrecadou 407 milhões de dólares em apenas 85 apresentações).

Todo mundo adora uma música safadinha. De "Drunk in Love" de Beyoncé a "I Kissed a Girl" de Katy Perry, passando por "If U Seek Amy" de Britney Spears: é bem comum hoje em dia que uma música fale de sexo de forma mais aberta. Mais um crédito pra Madonna.

Sempre houve música sobre sexo, embora até os anos 80 fosse de forma velada, implícita ou atenuada. E quem foi responsável por desvelar a própria sexualidade e liderar a revolução sexual feminina na música? Madonna de novo, com o lançamento de "Justify My Love" (1990, considerado pesado a ponto de ser barrado pela MTV) e do álbum "Erotica" (1992, onde se fala sobre sexo de uma maneira extremamente elegante, e nada vulgar. Pena que não se pode dizer o mesmo sobre toda música pop que toca nesse assunto hoje em dia, não é mesmo?).
Mas às vezes vocês só querem mesmo dançar como se não houvesse amanhã, com um umas músicas cheias de sintetizadores e batida eletrônica, como se faz hoje em dia, não é? Dou uma trufa de leite ninho pra quem adivinhar quem foi responsável por trazer a música eletrônica pro mainstream. Pois é, Madonna de novo. O mainstream não tinha influências diretas da música eletrônica, até que veio ao mundo "Ray of Light" (1998), que encheu as rádios com sintetizadores e gravações digitais em hits como "Frozen", "Nothing Really Matters" e a homônima "Ray of Light", de uma forma bem mais orgânica e elegante que certas músicas de pendrive que abundam hoje em dia.
Talvez você tenha arrepios quando vê que sua favorita bateu a marca de um milhão de cópias vendidas mundialmente, não é? E é provável que adore desmerecer Madonna porque seus últimos dois álbuns não venderam tão bem (entre aspas, pois nenhum deles vendeu menos de um milhão mundo afora). Se você usa charts e vendas como padrão de qualidade, talvez deva reconsiderar essa artista, já que ela tem quatro álbuns que venderam mais de VIN-TE milhões no mundo: "Like a Virgin" (1984), "True Blue" (1986), "Ray of Light" (1998) e a compilação "The Immaculate Collection" (1990), sendo que essa última, vendendo mais de TRINTA E CINCO milhões de cópias, é o álbum de compilação mais vendido da história). No total, já são mais de 320 milhões de álbuns vendidos no mundo tudo e 46 #1 na Billboard Dance Club Songs, dois recordes absolutos.

O pop normalmente foca em temas universais e seus desdobramentos, como amor romântico, solidão, ciúme, vontade de dançar e se divertir, além de sexo, claro. Mas além desse lugar comum, Madonna ousa, escrevendo e cantando sobre religião ("Devil Pray" e "Like a Prayer"), AIDS ("In This Life"), mundo dos sonhos ("Bedtime Story"), família ("Inside of Me", "Oh Father", "Promise to Try") e claro, crítica social de verdade ("Swim", "American Life", "Hollywood", "Give Me All Your Luvin’"), não temendo governo, indústria fonográfica ou o próprio Vaticano. Sua fave tem composições tão diversificadas, caro hater de Madonna?

Esses são apenas alguns motivos pelos quais Madonna é um verdadeiro monumento da história da música. Talvez ela seja tão odiada por ainda ser relevante e fazer sucesso após 35 anos de carreira, sobrevivendo às pancadas do público, da indústria fonográfica e do preconceito de idade e sexo. Será que as suas cantoras favoritas ainda vão ser lembradas e relevantes daqui a dez anos? Ou vão ser atacadas de todos os lados por terem cometido o crime de envelhecer, até que desistam?
Ninguém é obrigado a gostar de Madonna, mas esse não é um texto baseado em gosto, e sim em fatos. Mesmo odiando a Rainha do Pop, é obrigatório reconhecer seu pioneirismo, sua ousadia e seu impacto, afinal, o pop como você conhece simplesmente não existiria sem ela. Por essa razão e por outras mais, Madonna está no mesmo patamar de Michael JacksonPrinceDavid Bowie e Whitney Houston: não apenas grandes e rentáveis artistas, mas ferramentas de reconstrução do pop e parte fundamental da história da música.

Mas dessa vez, não espere que ela morra para valorizá-la.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Caju: 5 benefícios dessa poderosa fruta para a saúde

O caju é rico em diversas substâncias, ele proporciona ao organismo uma potente proteção que vai de pequenos problemas como gripes e febres aos mais complexos como o câncer.

Ela é vistosa, macia, suculenta e, acima de tudo, saudável! Uma das frutas símbolo da tropicalidade brasileira, o caju – muito consumido através de seu tradicional suco - carrega um verdadeiro arsenal de nutrientes para a nossa vida! Rico em diversas substâncias essenciais ao corpo, ele proporciona ao organismo uma potente proteção que vai de problemas mais simples como gripes e febres aos mais complexos como o câncer.

Por isso, o caju é uma excelente opção para agregar nutrientes à dieta, seja ela de perda de peso e/ou emagrecimento, e pode ser consumido de diversas formas: fresco, como suco, cozido com curry, fermentado em vinagre, em forma de molho-tipo chutney- e até mesmo, acompanhando drinques.



Segue cinco benefícios essenciais do consumo de caju para a nossa vida.

1 – Fortalece sistema imunológico, sangue e ossos: A vitamina C é uma de suas riquezas. Sua composição é, em média, cinco vezes maior do que na laranja, o que dá reforço significante ao sistema imunológico. O caju amarelo é o mais rico em vitamina C, tendo em torno de 220 mg por unidade.

Além da vitamina c, que já é conhecida por fortalecer nosso organismo, a fruta também contém zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções e na cicatrização de feridas, e é extremamente importante durante a gravidez para o crescimento da criança. E, para completar, o caju e ainda tem ferro e cálcio, minerais eficazes de combate à anemia e fortalecimento dos ossos.

2 – Protege o coração: O teor de gordura do caju é menor do que a maioria das outras frutas e, por isso, é ótimo para a saúde do coração. Segundo estudos, ela ajuda e reduzir os níveis de triglicerídeos, que, quando elevados, aumentado a incidência de doenças cardíacas. As castanhas de caju também são ricas em antioxidantes, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

3 – Previne e combate o câncer: O caju tem muitos flavonoides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais, ateroscleróticas, entre outras: Ela é rica em licopeno e betacaroteno, que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, assim como o cardanol e o ácido anacárdico.

De acordo com pesquisas, esses compostos que inibem a proliferação de tumores atuam diminuindo o "estresse oxidativo" e com isso evitando e combatendo vários tipos de câncer, como o de mama, cólon e próstata.

4 – Deixa Pele e Cabelo mais jovens e bonitos: O caju é rico no mineral cobre, que faz parte de muitas enzimas como a tirosinase, que converte a tirosina em melanina, o pigmento que dá ao cabelo e à pele a sua cor. Sem o cobre, essas enzimas não conseguiriam fazer seu trabalho e a pele e cabelo perderiam o viço.

Os antioxidantes contidos no caju ajudam proteger as células do envelhecimento provocado pelos radicais livres, mantendo a aparência como um todo jovem por mais tempo.

5 – Dá mais disposição: Para atletas de exercícios de resistência, o caju é um alimento indispensável. Ele é rico em aminoácidos de cadeia ramificada (conhecidos como BCAA), que aumentam a capacidade de utilização da gordura como fonte de energia e assim melhorando a capacidade física. O BCAA aumenta o glicogênio hepático e muscular, o que culmina numa maior utilização da gordura como fonte energética durante o exercício.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Formigamento nas costas: o que pode ser?

Além de dor é possível sentir formigamento nas costas em uma série de situações, muitas das quais estão associadas a problemas de saúde. Por isso, é importante estar informado sobre o que pode ser formigamento nas costas, ainda mais se você tem esse sintoma com frequência. De qualquer forma, é importante buscar ajuda médica quando o quadro persistir e a nossa página tem algumas informações úteis sobre o assunto.


Confira quais são elas.

1 - Entre as inúmeras razões para formigamento nas costas, uma delas é o comprometimento de um nervo, sendo que além das costas o dano pode ocorrer ainda no pescoço ou na cabeça. No caso do machucado afetar os nervos do pescoço, os chamados cervicais, é comum ainda haver dor no local, bem como fraqueza, complicações respiratórias e mesmo falta de controle nos órgãos excretores quando a lesão for grave. Nesses casos, é urgente buscar atendimento médico.

2 - No entanto, mesmo pequenos danos nos nervos podem causar a dormência nas costas, quando dormimos de “mau jeito” como se costuma falar. Nesse caso, possivelmente o sintoma surge em decorrência da compressão do nervo, mas se for esse o motivo em pouco tempo o formigamento nas costas deve parar. Isso, aliás, pode ocorrer em todas as partes do corpo, quando nos movimentamos, caminhamos ou ainda sentados de maneira pouco adequada.

3 - Parecido com isso são os transtornos circulatórios que podem causar o formigamento das costas, assim sendo, são os vasos, por onde passam sangue, que foram comprimidos, resultando na dormência, o que também pode afetar diferentes partes do corpo. No entanto, existem doenças que também provocam problemas na circulação do sangue, como por exemplo o fumo, obesidade e pressão alta. Esses quadros costumam alterar a pressão sanguínea, o que resulta na dormência nas costas e em outras partes, como pernas e braços.

4 - Os transtornos da ansiedade, como as crises de pânico, são outras razões para que haja o formigamento nas costas, sendo que nesse caso, além delas, durante uma crise, pode haver o sintoma em todo o corpo, até mesmo na cabeça e no rosto. Nessa situação, o sintoma é desencadeado pela hiperventilação, que é bastante comum em crises de ansiedade e se refere ao aumento da respiração. Quando isso ocorre, a pessoa respira dióxido de carbono mais do que o normal, causando um desequilíbrio da sua respiração e originando a dormência.

5 - Numa crise de pânico, entretanto, podem aparecer ainda muitos outros sinais, como suor em excesso, tontura, tremedeira, zumbido nos ouvidos, preocupação, palpitações, falta de ar, entre outros. Embora o formigamento seja mais comum nos membros, as costas também podem ser afetadas em caso de esclerose múltipla, uma doença neurológica provocada por uma reação inflamatória em que há a destruição de uma substância que cobre os nervos.

6 - Tumores nas costas são outras causas para o sintoma, sendo que nesse caso o mais comum é que sejam o resultado de metástases, ou seja, quando a doença se origina em outro local e se expande até às costas. Isso é mais comum de acontecer se houver câncer de pulmão, mama ou próstata. Se isso for a razão do formigamento a pessoa pode sentir ainda outros sintomas, como dor nas costas e emagrecimento repentino.

7 - Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Formigamento pode ser sinal de má postura e também sintoma de doença

O formigamento acontece quando um nervo é pressionado ou falta sangue em alguma região do corpo – essa sensação pode ser apenas reação momentânea do corpo, geralmente por causa de um erro de postura, mas também sintoma de doenças graves, como a diabetes e a hipertensão ou até mesmo infarto ou AVC.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais que o corpo dá e, se for o caso, procurar um médico. Por exemplo, quando apenas um lado do corpo formiga, geralmente o rosto e braço ou perna e braço, pode ser um sinal de AVC, resultado da falta de sangue no cérebro, o que pode levar ao entupimento ou vazamento de uma veia. Caso a pessoa sinta esse sintoma, deve ir imediatamente ao hospital para evitar que ela tenha complicações maiores.

Por outro lado, quando a dormência irradia-se para o braço, principalmente o esquerdo, e vem acompanhada de outros sintomas, como dor ou aperto no peito, aperto na garganta, náuseas e suor, pode ser alerta de problemas cardiológicos, como angina ou até mesmo o início de um infarto. Em casos mais raros, ela pode sentir também palpitações, tontura e também desmaiar – da mesma maneira, ela deve ir ao hospital o quanto antes.

Porém, grande parte dos problemas de formigamento é causada por erros de postura que podem ser facilmente corrigidos.

Por exemplo, cruzar as pernas, sentar na cadeira com o corpo inclinado para frente, digitar no computador sem apoio para os braços, dormir com os braços presos ou até mesmo lavar e torcer roupas no tanque podem provocar essa sensação.

Além disso, pessoas que costumam beber muito podem sofrer mais com esse problema porque podem ter problemas de deficiência de vitaminas. Os médicos explicaram que uma alimentação rica em vitaminas do complexo B pode ser eficaz contra o formigamento – carne, fígado, ovos, leite, semente e cereais integrais, folhas escuras e queijo são alguns dos alimentos que trazem esses benefícios.

Para saber se o formigamento é normal ou preocupante, é importante primeiro identificar a região do corpo em que ele acontece. 

Veja abaixo o que pode significar cada um deles:

No dedo do meio, indicador ou polegar: pode ser sinal de síndrome do túnel do carpo, uma lesão de esforço repetitivo que atinge o nervo mediano, localizado no punho. Lavar roupas, dirigir moto, posição na hora de dormir ou a digitação sem o apoio dos braços são ações que podem causar esse problema. Para tratá-lo, os médicos orientam o uso de uma tala durante a noite e também exercícios de correção postural.

No dedo mindinho ou anular: geralmente, acontece por causa da compressão do nervo do cotovelo, o que reflete nas mãos. Por isso, pessoas que ficam muito com o cotovelo dobrado e apoiado na mesa podem sentir essa sensação com mais facilidade – evitar esse hábito e corrigir a postura pode ajudar.

No braço: pode ser resultado da pressão no conjunto de nervos do chamado “plexo-braquial”, na medula espinhal. Dormir de um jeito errado, por exemplo, pode comprimir um desses nervos e deixar o braço todo formigando – por isso, melhorar a posição do sono já é suficiente para resolver.

Na lateral do pé: a sensação ocorre quando a pessoa cruza a perna de forma errado, pressionando o nervo da perna de cima, o que causa o formigamento. Isso pode prejudicar os movimentos dos membros por alguns momentos, mas geralmente, quem sente esse problema, logo se alivia ao descruzar as pernas.

Na coxa: é mais comum entre as grávidas, mas também pode acontecer com quem usa calça ou cinto apertado já que é resultado da compressão do nervo que fica perto da cintura. Por isso, soltar um botão do cinto, comprar uma calça maior ou, no caso das grávidas, se movimentar mais ajudam a evitar.

Na planta do pé: há a possibilidade de ser algo mais grave já que pode ser sinal de diabetes. Isso ocorre porque o excesso de açúcar desestabiliza os nervos das pernas e faz com que eles parem de funcionar. Pessoas que costumam sentir isso devem prestar atenção a outros sintomas e, na dúvida, procurar um médico.

terça-feira, 7 de março de 2017

Perda de peso | quantos minutos devo correr para queimar calorias?

Uma corrida lenta por um longo período ajuda a perder gordura

As pessoas correm por diferentes razões: saúde, beleza ou até mesmo relaxamento. Seja qual for o motivo que nos leva a correr, queimar calorias sempre é consequência do exercício. Enquanto alguns utilizam o treinamento como um método de distração, há quem relacione a quilometragem às calorias eliminadas.

Mas qual é o tempo mínimo que devemos correr para que o treino tenha efeito na perda de peso? Quantas vezes por semana devo me exercitar? Qual é a velocidade mais indicada para correr?

Um estudo realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e publicado pelo The Journal of Sports Medicine, indica que correr 5 km por dia e manter uma dieta saudável pode transformar o corpo. Correndo pelo menos 45 minutos diariamente, é possível perder mais de 4 quilos por mês.

Uma outra dúvida vem à tona quando o assunto é a perda de peso por meio da corrida: em quanto tempo vou ver os resultados dos meus treinos de 5 km por dia e da minha dieta saudável? A estimativa é que você perca de 1 a 2 quilos por semana. Obviamente, nem todo mundo tem a mesma quantidade de quilos para perder. É completamente diferente querer emagrecer 20 ou 4 quilos.

Outro ponto importante para alcançar todos os benefícios desse método é o ritmo. Uma corrida lenta por um longo período ajuda a perder gordura e queimar calorias, diz o estudo. Entretanto, para ganhar músculos, o ideal é fazer treinos de alta intensidade, como tiros curtos e intensos.

Segundo a pesquisa, as mulheres que alternam ritmo acelerado por dois ou três minutos e depois reduzem a velocidade pelo mesmo tempo têm mais chances de queimar calorias no dia seguinte ao treinamento.