Existem
diversas estratégias de marketing digital para clínica de fisioterapia ou
fisioterapeutas particulares. Hoje vamos entender um pouco melhor a realidade
deste segmento na internet e deixar nossas dicas fresquinhas para vocês!
Apesar
de estarmos vivendo 100% na era digital, alguns negócios e segmentos ainda não
acompanharam. É o caso de algumas clínicas de fisioterapia ou fisioterapeutas
particulares.
Porém,
a internet é um ambiente vasto o suficiente para que muitas empresas possam
crescer e fazer negócios. Se você está gerenciando uma clínica de fisioterapia
e busca por mais resultados, continue lendo esse post!
Marketing Digital para Clínica de
Fisioterapia
Na
área de saúde, sempre precisamos pensar em marketing digital como um
auxiliador. Em boa parte dos segmentos, o paciente em potencial está passando
por uma fase difícil.
No
caso dos fisioterapeutas, consideramos que o público tem algo em comum: dores,
contusões ou alguma necessidade relacionada à prática da fisioterapia.
Considere
que mesmo antes da pesquisa por uma clínica ou um profissional, as pessoas
pesquisam sobre o que estão sentindo e o que fazer. Por esse e outros motivos
que ser encontrado por clientes em potencial é importante.
Como ser bem encontrado no Google
Vamos
imaginar duas situações: uma em que sua clínica (ou o profissional) tem um site
e outra em que você não tem, trabalhando apenas com uma página no Facebook.
Ora,
ser encontrado em uma pesquisa no Google é a maneira mais assertiva de obter
contatos de pessoas qualificadas – ou seja, pré dispostas a uma aquisição. Uma
empresa pode ser exibida no Google de duas formas: orgânica (natural) e
patrocinada (pagando por cliques no site).
A
primeira opção (orgânica) é o que todo mundo quer. Aparecer em boas posições no
Google, sem precisar pagar. Esse posicionamento é resultado de um trabalho de
longo prazo, onde você precisa ter um site para hospedar o conteúdo que vai te
fazer ser uma autoridade. Você começa a trabalhar agora e colhe resultados a
partir de 1 ano. Apesar de demorar mais, o que se conquista na busca orgânica
do Google é muito positivo.
A
opção patrocinada acontece com a criação de campanhas no Google Ads. Para isso,
você também precisará ter um website. Os links patrocinados são a maneira mais
direta de atingir clientes em potencial e atrai-los para o seu site. O ponto
negativo dessa estratégia é que, no longo prazo, é caro – e você vai sempre
pagar por cliques.
Se
você tem um site, você pode aparecer no Google dessas duas formas – construindo
sua reputação orgânica por meio do Inbound Marketing ou fazendo campanhas de
Links Patrocinados.
O
Google é o único canal em que podemos impactar clientes no momento exato da sua
busca. Por isso, é bastante assertiva.
”
– Ok, mas eu não tenho um site.”
Tudo
bem. Pode ser que a sua página do Facebook ou perfil do Instagram apareça no
Google quando as pessoas procurarem pelo seu nome, ou pelo nome da clínica.
Quando
você não tem um site, precisa criar outras formas de ser encontrado na
internet. Abaixo algumas dicas:
Faça
uma ficha gratuitamente no Google Meu Negócio para exibir informações
relevantes da sua empresa para buscas relacionadas.
Realize
publicações quinzenais nesta ficha do Google Meu Negócio, com informações e
conteúdo relevante, que auxilie os usuários na tomada de decisão.
Se
possível, faça um vídeo se apresentando ou mostrando seu local de trabalho, e
coloque no Youtube com o nome da sua clínica (ou seu nome próprio). Isso vai
gerar um resultado de vídeo na busca e você poderá fazer mais um ponto de
contato.
Trabalhe bem suas redes sociais
Nossa
maior ressalva entre ter ou não um site, é simples. Pense que o seu site é sua
casa própria e suas redes sociais são alugadas. Criamos páginas e perfis dentro
de outros canais como Facebook ou Instagram.
Isso
torna alguns negócios frágeis demais, pois caso aconteça algum problema com
esses canais, ou alguma configuração mude bruscamente, você pode ter um
trabalho de anos jogado por água abaixo.
Quando
você trabalha em atualizações em seu próprio site, mesmo que um dia o Google
não exista mais (isso é possível?), haverá um motor de busca onde as pessoas
vão procurar o que precisam. E o seu site é algo muito mais seguro para tornar
seus visitantes em leads.
O que fazer além de Facebook e
Instagram?
A
internet é uma extensão da vida real. Isso quer dizer, na prática, que a
maioria das pessoas usa a internet para influenciar ou mesmo decidir uma compra
ou aquisição de um serviço.
Mas
a internet é muito mais do que Face e Google. E você pode realizar ações
paralelas que, publicadas em seus canais sociais, podem dar mais engajamento do
que aquele post montado.
A
primeira ideia é divulgar o seu trabalho diretamente para empresas. Para isso,
você pode começar um perfil pessoal no LinkedIn ou uma Company Page para sua
Clínica. Diversas empresas em sua cidade, com certeza, não aplicam melhorias
como ginástica laboral e outros pontos importantes da saúde dos colaboradores.
Elaborar
uma apresentação do seu trabalho que mostre as vantagens de funcionários
saudáveis e bem cuidados pode ajudar você a convencer uma parceria. Ou ainda,
você pode oferecer um dia gratuito nas empresas em que perceber maior
interesse.
Comece
pesquisando por empresas perto de você. O primeiro contato pode ser por e-mail
ou por telefone, o que você se sentir mais confortável.
Sabia
que você, como fisioterapeuta, também pode realizar ações com influenciadores?
Em seu segmento, é interessante realizar uma pesquisa sobre quais
influenciadores podem ser relevantes, para seu público e para o seu serviço.
Por
exemplo,o Youtuber PC Siqueira sofre de uma doença chamada “fibromialgia”, o
que causa dores constantes, de modo que ele sempre fala disso na internet.
Acompanhar o trabalho dele e interagir em momentos oportunos pode ser uma boa
estratégia.
E
ainda, consideramos importante profissionais da área de saúde e clínicas
participarem de eventos, pois isso gera um conteúdo relevante para você, além
de colocar você em contato direto com seu mercado.
Você
também pode investir na promoção de eventos para divulgar o seu trabalho. Que
tal organizar um workshop sobre dicas de postura ou algum assunto relacionado?
As vezes uma ação como essa pode render um resultado surpreendente para o seu
negócio. Sair do digital também é importante.
Uma
boa lista de depoimentos também é uma ação paralela que faz toda a diferença em
sua presença digital. Ver comentários de clientes reais sobre tratamentos,
atendimento e estrutura faz com que possíveis novos pacientes se sintam mais
seguros. Neste caso, mesmo se você não tiver um site!! As avaliações podem ser
realizadas diretamente em sua página do Facebook ou em sua ficha do Google Meu
Negócio.
Por
último, mas não menos importante: se você quer construir uma presença digital
de resultados, entregue o seu melhor conteúdo.
Há
tempos vem se falando sobre a importância do marketing de conteúdo, que auxilia
pessoas com informações sobre o seu negócio em um momento de dúvida, auxiliando
na tomada de decisão.
Entendemos
que o caminho natural das pessoas é buscar no Google por respostas. Por isso
começamos falando sobre a importância do site. Sem um bom site, é impossível
construir uma boa presença orgânica no Google.
Imagine
que seus clientes em potencial estão todos os dias pesquisando por assuntos
que, provavelmente, você sabe responder: “quando procurar um fisioterapeuta”,
“importancia da fisioterapia”, “fisioterapia doi muito”. Esses são alguns
termos utilizados em pesquisas reais no Google.
Não
seria incrível se você tivesse um ótimo site com conteúdo publicado respondendo
à essas perguntas? Certamente!
Esse
é o papel do Inbound Marketing. Construir a autoridade do seu domínio com a
publicação de conteúdo frequente.
Realmente,
existem muitas ações não exploradas em marketing digital, não só por
fisioterapeutas, como muitos outros segmentos.
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