Total de visualizações de página

domingo, 29 de setembro de 2019

Profissional que não sabe se comunicar, não vai longe na carreira!!

A comunicação é um grande desafio na relações humanas, e nas empresas está por trás da maior parte dos problemas. Quantas vezes o famoso "telefone sem fio" não gerou resultados completamente diferentes da intenção inicial? Ou quantas vezes alguém, na correria, não esqueceu de passar uma informação sobre uma mudança em um processo e essa falha não gerou um transtorno para várias pessoas?

Eu poderia discorrer sobre os desafios e ruídos da comunicação. Mas quero falar especificamente sobre a maneira como falamos. Eu acredito fortemente que não importa o que se fala, mas sim como se fala. Podemos cobrar alguém, nos comunicando com empatia, educação e inteligência e termos muito sucesso na comunicação, sendo entendidos e a cobrança ser aceita. Assim como podemos, da maneira errada elogiar alguém, por exemplo, com o tom de voz equivocado, e sermos mal interpretados.

Pegue as duas frases abaixo como exemplo:

1) É isso, seu cachorro pulguento!
2) Ok, muito obrigado por isso!

Em tese, a primeira frase é uma ofensa agressiva e que nunca deveria ser usada. Já a segunda é um agradecimento que deveria ser bastante praticado quando alguém faz algo correto.

Mas a comunicação envolve muito mais que apenas as palavras escolhidas. O corpo fala. E muitas vezes diz mais do que o que foi verbalizado. Imagine que alguém do seu time, próximo de você e com quem você tem liberdade para brincar tenha conseguido um belo resultado. Você o vê de longe, mostra um belo e verdadeiro sorriso, abre bem os braços e usa a primeira frase "É isso, seu cachorro pulguento!". Dentro desse contexto, seguramente ele entenderá que foi elogiado e provavelmente gostará da sua reação.
Segundo exemplo, você pede para alguém enviar um e-mail com uma orientação sua. Quando você verifica mais tarde, o e-mail não foi enviado. Você procura a pessoa que tinha essa responsabilidade, chega com um semblante decepcionado, com sobrancelhas cerradas, lábios e musculatura contraída. Olha para a pessoa que não enviou o e-mail e diz "Ok, muito obrigado por isso!". Certamente ela saberá que você não está nem um pouco feliz.

Percebe que a maneira como falamos diz mais do que as palavras que usamos? E o que tenho visto com frequência muito maior são as pessoas usarem mais a linguagem corporal do segundo exemplo do que a linguagem corporal amena do primeiro caso. O stress do dia a dia e pressões do trabalho estão nos cegando e muitas vezes impedindo de termos o autocontrole e inteligência para sermos efetivos na comunicação.

O ponto fundamental é, fale com os outros da mesma maneira que gostaria que falassem com você. Esse é o segredo para que sua comunicação seja mais efetiva e você melhor percebido. E não se descuide da mensagem que seu corpo está enviando. Falar de maneira calma, empática e didática, na maior parte das vezes, será a melhor opção.

Como disse anteriormente, o que mais importa não é o que se fala, mas como se fala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário