Total de visualizações de página

sábado, 30 de dezembro de 2017

Interview with... Jessiane Fernandes

Jessiane Fernandes é formada em Pedagogia, com Especialização em Psicopedagogia. Atualmente é professora e coordenadora pedagógica na cidade de Caicó-RN.  Já morou na Turquia, Natal, Carnaúba dos Dantas. É mãe de Alec um menino maravilhoso!


Ponto Zzero: O que te levou a escolher essa profissão?
Fui ser pedagoga em busca apenas de um diploma em nível superior, não queria ser professora, achava profissão muito árdua. Porém, no meio do curso uma professora chamada Olga na disciplina de didática me fez mudar de opinião, quis ser professora para fazer a diferença, pelo menos naqueles que eu conseguisse alcançar como alunos. Percebi que a educação pode mudar o mundo, como diz nosso amado Paulo Freire, pois elas mudam pessoas e as pessoas mudam o mundo. Assim como eu cresci dentro da minha profissão, outras pessoas podem crescer, e esse crescimento aconteceu por meio da educação.

Ponto Zzero: Como é sua relação com seus alunos?
Amo meus alunos, me realizo na sala de aula. Já fui vice-diretora e preferi voltar para sala de aula, aprendo muito com eles, é uma troca, quem acha que professor só ensina está enganado. Porém, existem alguns momentos difíceis, alunos que chegam ao 4º ano sem estar alfabetizados, a indisciplina em alguns momentos é difícil de controlar. Mas, tive a sorte de até o momento conseguir dar conta do que me propôs a fazer.
Ponto Zzero: Para você, qual é a principal dificuldade que um docente enfrenta no dia a dia? E o que é mais gratificante?
Hoje acredito que é a indisciplina e a falta da presença familiar na escola. Somos uma parceria, uma via de mão dupla, se apenas uma via funcionar as coisas podem até acontecer, mas de forma mais difícil. A falta de interesse de uma parte significativa dos alunos também é preocupante, essa falta de interesse não é só na escola, é na vida. Pessoas sem sonhos, sem projetos, isso me deixa inquieta, pois, busco mostrar de onde vim, o que consegui, pra tentar inspirar os alunos.

Ponto Zzero: O que te motiva a dar aulas?
Além de gostar, eu aprendo muito, pois a gente estuda muita coisa que a nossa memória até sabia, mas estava esquecida. A troca com os alunos é fantástica, saber os conhecimentos prévios deles nos faz olhar às vezes por ângulos que a gente não tinha pensando, em determinados assuntos. A pureza da criança nos leva para um lugar onde os adultos já passaram e esqueceram então estar com eles me faz voltar nesse lugar tão especial de ver a vida com outros olhos.

Ponto Zzero: Na sua opinião, a figura do professor é valorizada?
É, mas não da forma que deveria. Todos quando crescem valoriza o professor que marcou, mas durante o processo, às vezes não. Hoje percebo nessa sociedade que trabalha fora, que a responsabilidade de educar os filhos está sendo transferida para escola, quando na verdade a escola é para ensinar conteúdos, é claro que ela ajuda também na educação, mas é como se os papeis estivessem todos com a escola. A questão salarial também, os professores melhoraram um pouco o salário com o FUNDEB, mas este foi um projeto de lei que acaba o próximo ano, já estamos apreensivos. As licenciaturas de forma geral não são valorizadas, se você observar quando as pessoas vão fazer o ENEM se querem alguma licenciatura dizem: você tem certeza? Professor não ganha dinheiro, vá fazer algo melhor! No entanto, quando o professor faz greve é taxado de vagabundo, que não quer trabalhar. Nós não gostamos de fazer greve, é nosso último instrumento. Além do desgaste de uma greve, nós perdemos nossos dias de férias depois, pois temos que pagar os dias parados. Então quando fazemos greves, nós trabalhamos duas vezes.
Ponto Zzero: Fale, inicialmente, sobre sua formação profissional, as atribuições do seu cargo na cidade  de Caicó-RN, e como chegou a se interessar pelo trabalho de conscientização (seus projetos)?
Trabalho num bairro carente, que já foi uma favela e na zona rural. Percebo muitas necessidades desde calçamento, remédio em posto, praças, ruas com esgotos a céu aberto. Além da minha consciência como cidadã, a gente cria uma laço afetivo com os alunos, a gente quer que eles cresçam da melhor forma possível, indo pelo caminho do bem, estudando sempre. Mas, é difícil não ter um espaço para brincar, alguns nem na frente da sua casa pode brincar devido o esgoto. Essa solidariedade que surgiu tentando melhorar a vida dos alunos num contexto social, me fez junto com a minha amiga e professora do 5º ano da mesma escola, realizar um projeto cidadania na escola, além de explicar para os alunos o que é cidadania, nós estendemos até os pais com entrevistas, depois fizemos a tabulação dos dados juntos e foi um projeto que deu muito certo. Eles perceberam quais os problemas que existiam no bairro, o que precisava mudar, fizemos um ato público no bairro para conscientizar a população, depois fomos convidados para um programa na Rádio Rural e finalmente entregamos um relatório que as mudanças que queremos no bairro na Câmara Municipal dos Vereadores. Não sabemos se seremos atendidos, mas a nossa parte como cidadãos fizemos.

Ponto Zzero: Seu trabalho é marcado por ousadia, na forma de trabalhar e principalmente pelo engajamento nas causas sociais. Como se dá esse processo no seu município?
Quando sentimos a injustiça na pele, com atrasos em nosso pagamento, com escolas estruturalmente despreparadas, com salas fechadas há anos e a gestão passando de uma para outra, a revolta se torna em combustível para coragem, a luta é consequência. Quando se é um cidadão esclarecido, e por isso a educação é tão importante, a gente enxerga problemas que a maioria não enxerga e como educadora tenho o dever de externar esses problemas, do contrário estaria sendo covarde.

Ponto Zzero: A violência sempre existiu, de uma forma ou de outra, dentro e fora do ambiente escolar, nos diferentes tempos históricos. Mas agora a coisa está cada vez mais e mais intensa e assume formatos peculiares ao nosso contexto social. O que tem gerado o aumento desse fenômeno na escola?
A ausência dos pais, no sentindo de limites, de conhecer com quem seu filho caminha, é um dos motivos. As drogas têm levado crianças e adolescente para um caminho difícil, a pobreza extrema de não se ter o que comer, é por isso que a ajuda social é tão importante. Tenho alunos que os pais não deixam faltar nas aulas por causa do Bolsa Família, se não fosse isso eles estariam trabalhando o pedindo nas ruas.

Ponto Zzero: Você acha que a massificação do ensino, da educação, foi geradora de violência no ambiente escolar, em decorrência da escola não estar preparada para lidar com esse aumento quantitativo de alunos, por falta de incentivo do Governo, e até com a diversidade de valores, de hábitos, de costumes, que esse novo público trouxe para a escola?
A escola de hoje é muito diferente da escola do passado, pois antes o acesso a ela era pouco e direcionado. Agora é aberta a todos, e como é aberta a todos temos alunos com deficiências, alunos com dificuldades de aprendizagem, alunos com o raciocínio lógico perfeito, outros com a leitura e interpretação nas alturas, e isso é difícil de coordenar numa sala de aula, você tem que preparar aula para atingir a todos e nem sempre o professor consegue.  Eu acho que essa violência na escola vem da educação dos alunos, se ele tem uma boa educação em casa não teria um comportamento difícil, é claro que isso não é regra. É por isso que é tão importante a família em conjunto com a escola. A escola não está preparada nos seguintes casos, quando o aluno é surdo, se o professor não souber LIBRAS ou não tiver um interprete ficará difícil a participação do aluno na aprendizagem, o governo peca no sentindo de fazer as leis que são maravilhosas de inclusão, mas nas escolas muitas vezes não temos as condições necessárias para atender essa demanda. É preciso melhorar essa questão, para que TODOS tenham acesso ao conhecimento.
Ponto Zzero: Gostaríamos que você falasse um pouco sobre o trabalho desenvolvido na rádio escola na Cidade de Caicó-RN.
A rádio foi uma conquista de um projeto PIP (Projeto de Inovação Pedagógica) do governo estadual junto ao Banco Mundial, a escola elabora um projeto e após a autorização deste projeto podemos comprar o material necessário. Na nossa escola além da rádio, fizemos uma horta escola. Nossa rádio funciona a 1 ano e meio. Com temas que tenham haver com a comunidade, que é zona rural. No início como os alunos estavam produzindo um cordel, eles liam seus cordéis na rádio escola. Este ano eles produziram relacionado aos projetos que ocorreram durante o ano na escola como a violência contra mulher e a valorização da vida.

Ponto Zzero: É você que organiza...
No primeiro ano organizei o conteúdo da rádio escola, pois sou coordenadora pedagógica, neste ano deixei com os professores, pois como eles estão no dia a dia com os alunos de forma mais presente, achei que a aprendizagem junto aos professores seria mais eficaz. Próximo ano estou com um projeto que tem haver com cidadania e pretendo fazer um programa toda quarta-feira com os alunos e expandir para a net, com lives.

Ponto Zzero: A partir da implantação deste trabalho, você têm percebido melhoras na vida diária das escolas, no cotidiano da cidade?
Pelo menos, as pessoas estão mais atentas para os problemas, antes elas conviviam com eles, viam, mas não enxergavam. Enxergar o problema já é um avanço, depois é partir para a solução dele.

Ponto Zzero: Como enxerga a educação no país hoje? O que poderia ser diferente?
O investimento em educação vem caindo consideravelmente, é preciso melhorar os cursos de licenciatura na prática da sala de aula, é necessário equipar as escolas para que o aluno tenha conhecimento em diversas áreas, não há laboratórios de ciências, não há bibliotecas, não há laboratórios de informática em muitas escolas. É a sala de aula, um quadro e você. E o professor tem que ser muito criativo para segurar o interesse do aluno durante os 200 dias letivos só cum um quadro e ele. As salas de AEE já são uma realidade que antes não existia e ajuda bastante ao professor com os alunos com necessidades educacionais especiais, pois atendem em turno contrário ao da sala de aula.

Ponto Zzero: Qual conselho você daria para quem planeja seguir essa carreira?
É uma carreira árdua, mas gratificante, não me imagino sem ela hoje. Quem busca salários altos dificilmente encontrará nessa profissão, é preciso estudar sempre, precisamos entender das leis para cobrar nossos direitos. Os desafios são diferentes a cada ano, com a mudança dos alunos. Você nunca sabe como será e isso é maravilhoso. O meu maior presente é quando eu vejo o aluno que não sabia ler e aprendeu. Quando o encontro depois de anos e ganho aquele abraço, dizendo professora bem que você dizia, em diversos assuntos. Tem 7 anos que estou nessa profissão, ainda não foi possível vê-los adultos, mas eu espero que sejam muito felizes em suas vidas e que andem sempre pelo caminho do bem.  

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Surpreendidos pelas tempestades da vida

Deus é bom, sempre bom. Às vezes, porém, não conseguimos ver a bondade de Deus nas circunstâncias da vida, mas, mesmo assim, Deus continua sendo sempre bom. Havia um súdito que dizia sempre para o rei que Deus é bom. Um dia saíram para caçar e um animal feroz atacou o rei e ele perdeu o dedo mínimo. O súdito ainda lhe disse: Deus é bom. O rei mandou prendê-lo. Noutra caçada o rei foi capturado por índios antropófagos. Na hora do sacrifício o cacique percebeu que ele era imperfeito, porque lhe faltava um dedo. O rei foi solto e chegou para o súdito e disse-lhe: é verdade, Deus é bom. Mas por que então, eu lhe mandei para a prisão? O súdito, respondeu: porque se estivesse contigo eu seria sacrificado.

As tempestades da vida não anulam a bondade de Deus. Não haveria o arco-íris sem a tempestade, nem o dom das lágrimas sem a dor. Só conseguimos enxergar a majestade dos montes quando estamos no vale. Só enxergamos o brilho das estrelas quando a noite está trevosa É das profundezas da nossa angústia que nos erguemos para as maiores conquistas da vida.

Jesus passara todo o dia ensinando à beira-mar sobre o Reino de Deus. Ao final da tarde, ele deu uma ordem para os discípulos para entrarem no barco e passarem para a outra margem, para a região de Gadara, onde havia um homem possesso. Enquanto atravessam o mar, Jesus cansado da faina, dormiu e uma tempestade terrível os surpreendeu, enchendo dágua o barco. Os discípulos apavorados clamaram a Jesus. Ele repreendeu o vento, o mar e os discípulos e aqueles homens apavorados com a fúria dos ventos ficaram maravilhados diante do seu milagre. 

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Chocolate amargo antes da refeição ajuda quem quer emagrecer

Há tempos o chocolate amargo, aquele com uma maior porcentagem de cacau, é considerado mais saudável que a versão ao leite graças a substâncias como antioxidantes presentes neste item. Agora, uma pesquisa aponta que a versão amarga também é uma boa opção para ser consumida antes da refeição para quem quer emagrecer.

O estudo foi conduzido pela Liverpool John Moores University e publicado no periódico "Appetite" e mostrou que as mulheres que ingeriram chocolate amargo comeram menos na refeição principal em comparação com aquelas que havia ingerido as versões branca ou ao leite.

Para chegar a esse resultado, pesquisadores observaram um grupo de voluntárias - mulheres de 50 a 65 anos - por três semanas. Antes das refeições, parte consumiu uma porção de chocolate 85% cacau e outra chocolate ao leite e branco. Depois, os estudiosos mediam o quanto elas comiam na refeição e faziam perguntas para saber se estavam ou não satisfeitas.

As voluntárias que havia consumido o chocolate com mais cacau ingeriram 323 kcal na refeição. Já aquelas que receberam a porção da versão ao leite ingeriram 404 kcal. Quem comeu na refeição foi o grupo do chocolate branco, com um prato de 440 kcal. Além disso, quem "beliscou" o chocolate 85% cacau ficou mais satisfeita.

Segundo o estudo, isso é resultado dos polifenóis, presentes em maior quantidade no doce com mais cacau. Essa substância ajuda a tornar a digestão de carboidratos mais lenta no estômago e reduzir o apetite.

Alerta dos pesquisadores

A notícia é interessante, mas também não quer dizer que o consumo do chocolate amargo está liberado e será capaz de fazer qualquer um emagrecer. Essa é uma alternativa mais saudável para aqueles que não conseguem abrir mão de um doce. Se não é possível viver sem chocolate, então que a opção seja a versão com mais cacau e não a ao leite ou a branca.

"Claro que os resultados não querem promover o consumo de chocolate para o emagrecimento, mas mostra para as mulheres que consomem o doce que o chocolate amargo é uma boa escolha", afirma o estudo.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Anel sinistro aparece no céu sobre uma praia e assusta banhistas

Chineses ficaram atordoados quando um misterioso objeto semelhante a um disco voador foi visto flutuando acima dos banhistas na praia de Jinshitan, em Dalian, província de Liaoning, na China. Na confusão, as pessoas na praia ficam apontando, ofegantes, enquanto observam o objeto flutuar pelo céu.

O anel preto pairava sobre as multidões antes de desaparecer lentamente da vista. A coisa estranhíssima logo O anel desencadeou suspiros de espanto na praia.

Um vídeo feito de um celular foi divulgado pelo site de compartilhamento Pear Video e também mostrou que o objeto parece mudar de forma momentos antes de sumir.

"Esse objeto não identificado apareceu há pouco no céu. A forma oval está se expandindo e está chegando cada vez mais perto de nós", disse uma testemunha no vídeo.

Depois de muitas especulações, os usuários da internet puderam resolver o enigma. Mais tarde, descobriram que o anel era um efeito especial de uma performance nas proximidades. Essa não é uma aparição única.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Prece de Cáritas

Deus nosso Pai,
que Sois todo poder e bondade,
dai força àqueles que passam pela provação,
dai luz àqueles que procuram a verdade,
e ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus,
dai ao viajante a estrela Guia,
ao aflito a consolação,
ao doente o repouso.
Pai,
dai ao culpado o arrependimento,
ao espírito, a verdade,
à criança o guia,
ao órfão, o pai.
Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, e
esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores,
derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé.
Deus,
um raio, uma faísca do Vosso divino amor pode abrasar a Terra,
deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e
todas as lagrimas secarão,
todas as dores acalmar-se-ão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,
como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha,
nós Vos esperamos com os braços abertos.
Oh! bondade, Oh! Poder, Oh! beleza, Oh! perfeição,
queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia.
Deus,
Dai-nos a força no progresso de subir até Vós,
Dai-nos a caridade pura,
Dai-nos a fé e a razão,
Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas
O espelho onde refletirá um dia a Vossa Santíssima imagem.

terça-feira, 13 de junho de 2017

Mas afinal por que Santo Antônio é considerado casamenteiro?

Na busca pelo namorado perfeito vale tudo, e quando o assunto é superstição, impossível não se lembrar de que o protetor da vida amorosa de muita gente é o pobre Santo Antônio, provavelmente acostumado a ficar mais de ponta-cabeça do que em pé. Quando o assunto é o dito santo casamenteiro, simpatias não faltam e as receitas para conseguir amor colocam o pobre santinho em geladeiras, potes de mel, xícaras de açúcar e por aí vai.

O santo franciscano também fazia muitos discursos a respeito do amor, ainda que de um ponto de vista mais geral e menos romântico. O dia dos namorados no Brasil é comemorado na véspera do dia desse santo, 13 de junho.

Origem

Você sabe, afinal, qual é a origem dessa superstição toda? Algumas lendas populares dizem que o popular santo certa vez ajudou uma moça que queria se casar, mas não tinha dote. Ela foi orientada a ter muita fé e, em poucos instantes, moedas de ouro surgiram diante dela. Assim, a donzela pôde finalmente se casar.

Como toda crendice popular tem inúmeras versões diferentes, fica difícil saber ao certo qual é de fato a relação do santo com o casamento. Outra história muito popular que tenta ilustrar o assunto é a da moça devota que, cansada de esperar anos por um marido, se irritou com a imagem do santo e a arremessou pela janela. A imagem, por sua vez, atingiu a cabeça de um rapaz que estava de passagem, e a donzela revoltada foi pedir desculpas ao moço. Os dois, naturalmente, apaixonaram-se, casaram-se e viveram felizes para sempre.

domingo, 4 de junho de 2017

ASSIM É A VIDA… SE NÃO DEU CERTO, RECOMECE!

E se não deu certo, recomece. Se te enganou, esquece. Se te fez sorrir, agarre. Se te fez chorar, desamarre. Se não te ligou, não ligue. Se mentiu, duvide. Se te chamou, faça parte. Se te esqueceu, descarte. Se te deixou pra trás, siga em frente e se deu medo, enfrente.

Não sei de quem é a autoria, porém bastante verdadeiro.

Talvez a vida seja bem simples e nós conseguimos complicar.

Se algo não deu certo, recomece, faça de novo ou ao menos faça diferente, ou mesmo tente pensar que não deu certo porque talvez venha coisa melhor pela frente ou simplesmente porque não deu… Mão tinha que dar.

Se alguém te enganou, esqueça, vai fazer de novo, não merece sua confiança e muito menos seu tempo desperdiçado com alguém que não tem a mínima pretensão de estabelecer uma relação verdadeira!

Se te fez sorrir, fique! Se agarre! Momentos felizes nem sempre estão à nossa mão e muito menos à nossa disposição! Então aproveite recarregue as baterias com quem te faz sorrir! Ah! Faça alguém sorrir também! Te garanto que vale a pena!

Se não te ligou! Ligue… Essa máxima vou contradizer um pouco, porque às vezes aquela pessoa que não te ligou passa por um momento difícil e um simples telefonema seu pode lhe fazer um bem danado (ou mesmo arrancar aquele sorriso sobre o qual falamos acima).

Mas se você ligar e te desprezar, esquece! Bola pra frente, te garanto que tem muita gente por aí esperando um telefonema seu!

Se mentiu, duvide sempre! Há sempre mais mentira atrás da outra, não vale a pena pagar pra ver!

Se te chamou, vá! Aproveite! Faça parte de todos os momentos, provavelmente existe um motivo verdadeiro para a pessoa te querer por perto! E como é bom ser querido, não?

Se te esqueceu, esqueça também! Pode ser doloroso cair no esquecimento de alguém, principalmente aquele alguém que nos é tão precioso e amado, mas amor, ah! Amor precisa de retorno, de calor, de carinho, de amizade e parceria, provavelmente quem te esqueceu já não quer mais ser lembrado por você! Vale a pena?

Se te deixou pra trás, caminhe, ande, corra, mas siga em frente! Lindo mesmo são aquelas pessoas que te dão a mão e que seguem ao seu lado!

E se deu medo, vai com medo mesmo! Enfrente! Amizade, felicidade, amor, lealdade, parceria, companheirismo, foram feitos pra quem tem coragem!

Não coloque a tua vida nas mãos de ninguém! A sua felicidade depende de você!

terça-feira, 30 de maio de 2017

Coisas surpreendentes que acontecem se você beber água em jejum

A Associação Médica do Brasil garante que o ato previne doenças.

Segundos especialistas, beber água em jejum funciona como uma limpeza no organismo. A associação Médica do Brasil indica que este costume, que também é realizado pelos japoneses, previne doenças no coração.


Confira agora 10 motivos para beber água em jejum.

1 – Elimina toxinas e dejetos do corpo
A água é responsável por eliminar as toxinas e dejetos do corpo que são expelidos na urina, fazendo uma espécie de “limpeza” do organismo.

2 – Previne doenças
Beber água em jejum previne doenças cardíacas e acelera o metabolismo, ajudando na digestão dos alimentos consumidos ao longo do dia.

3 – Ameniza os impactos da bebida alcoólica no corpo
A água ajuda a hidratar o corpo e também minimiza os efeitos da bebida alcoólica para a saúde humana.

4 – Cuida da pele
Beber dois copos de água em jejum ajuda no rejuvenescimento e mantém a elasticidade da pele, deixando-a menos ressecada e com boa aparência.

5 – Melhora o funcionamento do intestino
Beber água em jejum ajuda a combater a prisão de ventre e melhora o funcionamento do intestino.

6 – Ajuda a reduzir a gordura no corpo
Além de inibir a fome, beber água em jejum também auxilia a manter o sistema linfático saudável e controla os hormônios responsáveis pelo acúmulo de gordura no corpo.

7 – Protege os órgãos
Beber água em jejum protege os órgãos e faz com que eles funcionem bem.

8 – Dá força e energia
Beber água em jejum dá energia para o corpo, pois desperta o organismo e faz com que ele tenha mais disposição durante o dia.

9 – Ajuda no funcionamento do cérebro
Quando se está bem hidratado, as células do corpo recebem sangue oxigenado e isso faz com que o cérebro funcione melhor.

10 -Tem ação diurética
Beber água morna em jejum tem efeito diurético e ajuda a eliminar os líquidos do corpo, fazendo com que, consequentemente, se reduza o peso.

domingo, 28 de maio de 2017

Homem da Bahia, acrescenta Jaspion, Jiraya e Jiban na sua identidade

Um homem procurou a Defensoria Pública da Bahia para fazer a mudança de nome de forma inusitada. Com quase 40 anos, Cláudio Cézar entrou na justiça para pedir a inclusão dos nomes Jaspion, Jiraya e Jiban. Previsto na Lei, ele alegou que queria incluir na identidade um apelido público, que já usava há muito tempo.

Jiraya, Jaspion e Jiban são protagonistas de séries japonesas que fizeram sucesso nos anos de 1980. Cláudio conheceu os três personagens japoneses quando tinha 13 anos, assistindo televisão. Desde então, ele quis ter os nomes dos personagens, mas só há pouco mais de um ano descobriu que seria possível realizar o grande sonho de trocar oficialmente a própria identidade. No bairro do Tororó, centro de Salvador, os vizinhos nem sabiam que ele não se chamava Jiraya.

O processo na Justiça durou quase dois anos. Ele precisou provar, por exemplo, que não ia trocar de identidade por causa de pendências judiciais ou criminais.

Quando completa a maior idade, uma pessoa pode mudar de nome por qualquer motivo dentro do prazo de um ano. Depois disso, precisa atender critérios, como: ter um nome que exponha a pessoa ao ridículo; que apresente um erro gráfico; ou ainda provar que o apelido é público e notório; ou que usa o nome há muito tempo. 

quinta-feira, 6 de abril de 2017

O Hábito de Agradecer – Enquanto o Sábio Agradece o Pobre de Espírito Reclama O Segredo

Para ser feliz, você não precisa de grandes conquistas materiais. Já tem o pôr-do-sol, as estrelas, os pássaros, o sorriso dos amigos, seus irmãos. Agradeça a Deus, pois você tem sua vida, o dia que está começando, sua força e determinação. Com todos esses presentes da vida, o resto você constrói…

O sábio agradece às pessoas que acreditaram nele porque o ajudaram a se sentir abençoado, mas agradece também àqueles que o desqualificaram, pois foram eles que o ensinaram a ser um guerreiro.

Numa equipe integrada, as pessoas agradecem aos companheiros. Agradecem não só individualmente, mas também — e principalmente — na frente dos demais. A gratidão gera um clima em que todos se sentem importantes para o resultado do grupo.

Agradeça: uma ajuda, um toque, uma orientação oportuna, uma crítica pertinente.

Agradeça: o esforço de varar a noite para entregar um projeto, o de chegar mais cedo numa emergência, o de ficar uma semana sem almoço para substituir um colega doente.

Agradeça: uma boa ideia, uma presença positiva e cooperativa.

O agradecimento faz o outro se sentir importante e cria a consciência de pertencer a um grupo.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Proteínas em células com HIV pode indicar caminho para a cura

Os pesquisadores estão perto de revolucionar o tratamento de pessoas infectadas pelo HIV – quem sabe até uma cura! Acontece que os soropositivos em tratamento possuem células infectadas que são impossíveis de ser encontradas. Uma nova proteína, entretanto, parece estar marcando essas células, sendo possível pensar em novas formas de agir contra elas.

Atualmente, os medicamentos antirretrovirais são capazes de praticamente eliminar o vírus da pessoa infectada. Porém, existe um reservatório em que ele se esconde até encontrar um momento propício para voltar a se replicar – como quando os remédios deixam de fazer efeito, por exemplo.

A medicação precisa ser contínua, já que poucos dias sem ela são suficientes para uma explosão viral no corpo do soropositivo. O HIV fica escondido em células do sistema imunológico, conhecidas como células T em repouso. O vírus entra no material genético dessas células e fica quase impossível de ser detectado.

Descoberta de biomarcador

Entretanto, cientistas franceses conseguiram detectar um biomarcador existente apenas nessas células T infectadas com o vírus latente. Dessa forma, talvez seja possível, no futuro, criar medicações que ataquem apenas essas células – como elas fazem parte de nosso sistema de defesas, não podemos eliminá-las completamente de nosso corpo.

Desde 1996, o sonho foi matar essas células desagradáveis, escondidas, mas não tínhamos como fazê-lo porque não tínhamos como reconhecê-las”, explica o virologista Monsef Benkiran, da Universidade de Montpellier, na França.

A proteína chamada CD32a paira apenas sobre as células T infectadas com HIV latente, não sendo encontradas nem mesmo naquelas sem o vírus ou com o vírus ativo. Essa informação é importantíssima, por mais que a tal proteína tenha sido encontrada, na verdade, apenas em metade das células T infectadas.

Ainda assim, eliminar mais um tanto de células com o vírus já é outra vitória na luta da Ciência para erradicar de vez o HIV da Terra. O caminho até lá ainda é longo, já que este estudo foi feito apenas com 12 indivíduos soropositivos em tratamento. Acredita-se que quase 40 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com o HIV hoje em dia, mas apenas 17 milhões têm acesso a medicamentos antirretrovirais.

Mulher se assusta ao ver suposto espírito abraçá-la em foto

Uma mulher levou um susto ao revelar uma foto. Na imagem aparece um espírito tentando abraçá-la. Lou Johnson, 44 anos, moradora de Hull, Reino Unido, estava pronta para sair à noite quando decidiu tirar uma foto. Quando foi olhar a imagem, ficou espantada ao ver uma forma com rosto, mãos e garras ao lado dela.

Algumas pessoas dizem que é reflexo de algum espelho, mas não tem espelho nesse local. Outros afirmam que é algo paranormal e que não pode ser explicado. Eu sempre fui cética, então, deixo que outras pessoas falem”, contou Lou.

Essa não foi a primeira vez que algo sobrenatural aconteceu com Lou. Certa vez, ela estava limpando a cozinha quando percebeu alguém vindo e achou que fosse o filho. “Eu falei: ‘O chão está molhado, você tem que esperar’. Logo depois, vi um vulto saindo pela porta e subindo as escadas e achei que fosse ele”, contou.
No entanto, o filho ouviu a mãe falando sozinha e mandou uma mensagem de texto, na qual perguntava com quem ela estava falando. “Deve existir uma explicação racional para isso. Preciso de uma para sossegar a cabeça”, diz Lou.

terça-feira, 21 de março de 2017

Como perder gordura localizada na barriga!

Como perder gordura localizada na barriga? Essa é uma pergunta muito repetida por homens e mulheres todos os dias. Nesse artigo você encontrará algumas dicas muito importantes que funcionam muito bem quando o assunto é acabar com a gordura localizada no abdômen.

Abdominais não são o melhor recurso para perder barriga

Antes de qualquer coisa você precisa saber que é impossível escolher onde perder gordura localizada. Se você quer perder aquelas gordurinhas localizadas na região abdominal, precisa iniciar um plano para perder gordura em todo o corpo, e não apenas em uma parte específica.

Por exemplo. Quando você faz abdominais com o intuito de acabar com a gordura localizada na barriga, o seu organismo libera na corrente sanguínea os hormônios e enzimas que causam a perda de peso.

Mas essas substâncias não são direcionadas somente para a sua barriga, elas são espalhadas por todo o corpo através da sua corrente sanguínea.

Por isso não adianta nada fazer apenas abdominais para perder a barriga. Na verdade, o que você consegue com isso é um fortalecimento muscular, mas não a eliminação da gordura alojada na região abdominal.

Para perder gordura localizada na barriga você precisa começar a se alimentar de maneira equilibrada e saudável, além disso, precisa também fazer exercícios físicos regularmente.

Uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos são importantes para colocar o seu organismo em um estado hormonal propício à perda de gordura corporal. 

Agora veja abaixo algumas dicas rápidas que ajudarão você a perder a gordura localizada na barriga.

1 – Melhore a sensibilidade à insulina

Para conseguir resultados mais rápidos você precisa seguir uma dieta hipocalórica. O objetivo é melhorar a sensibilidade do seu organismo à insulina produzida pelo pâncreas.

Quando a sensibilidade à insulina é otimizada, o transporte de glicose para as células é realizado com menos insulina, e quanto menor a quantidade desse hormônio circulando pelo sangue, menor os riscos de seu organismo acumular gordura.

Mas não tente seguir uma dieta hipocalórica sem antes procurar um médico ou nutricionista. Para obter resultados realmente satisfatórios você precisa seguir uma dieta saudável e equilibrada, e não simplesmente passar fome.

Se alimentar de maneira insuficiente e desequilibrada poderá fazer o seu metabolismo ficar muito lento, e isso depois trará resultados contrários aos desejados.

2 – Não tome líquidos durante as refeições

Ingerir líquidos durante as refeições pode causar interferências na acidez gástrica, o que provocará efeitos negativos na absorção das vitaminas, nutrientes e sais minerais. Esse hábito também pode provocar má digestão, formação de gases e até mesmo fermentação.

3 – Evite o consumo de alimentos muito salgados

Alimentos muito salgados favorecerem a retenção de líquido, o que fará com que você tenha sensação de inchaço.

4 – Pratique exercícios com frequência

Para acabar com a gordura localizada na barriga você precisa praticar exercícios pelo menos 3 vezes por semana.

O ideal é procurar um profissional de Educação Física, ele fará uma avaliação e montará um programa de treino de acordo com os seus objetivos e as características do seu organismo.

Aliar exercícios aeróbicos com a prática de musculação poderá agilizar e potencializar os seus resultados.

5 – Evite o consumo de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são muito calóricas, e podem fazer você acumular gordura não apenas na barriga, mas no corpo todo. Elas também favorecem a desaceleração do metabolismo, e metabolismo lento significa menos perda de peso.

Se você deseja perder a gordura localizada na barriga, considere eliminar as bebidas alcoólicas da sua vida, ou pelo menos reduza bastante o consumo desse tipo de bebida.

Considerações finais

Perder gordura localizada na barriga não é uma tarefa fácil, entretanto, se você tiver disciplina e força de vontade, conseguirá ficar com a barriga chapada e um corpo saudável.

É importante também ter paciência, pois os resultados não aparecerão da noite para o dia. Pense sempre no seu objetivo, e não desanime perante os primeiros obstáculos.

sexta-feira, 17 de março de 2017

A patética geração que menospreza e ignora Madonna – Por Wilson Barroso

Muitos fãs de música pop pensam que esse gênero musical tem dez anos de idade ou menos, que foi magicamente trazido ao mundo por algum tipo de divindade musical que pariu todo um estilo de música com um ou dois álbuns que cada fã tem como preferidos.

Esses mesmos fãs alienados massacram Madonna por todas as razões possíveis: alguns acham que ela já está velha demais para a música pop, ou que não faz mais sucesso porque perdeu a habilidade, ou porque simplesmente vive de passado. Ou no fim das contas, simplesmente a acham uma prostituta ridícula, alguém que poderia simplesmente cair no esquecimento.

Mas querendo ou não, esses fãs de música pop que ignoram e desprezam Madonna devem a ela muito mais do que suas estreitas mentes podem imaginar. Simplesmente porque 11 entre 10 cantoras de pop são visceralmente influenciadas pela Rainha do Pop, que é simplesmente o útero que gerou a música pop como conhecemos.

Você provavelmente adora quando sua cantora favorita lança clipe novo, não é mesmo? Se for daqueles fãs mais apaixonados, chega a deixar o vídeo no repeat para gerar visualizações. Espero que esteja ciente que Madonna foi uma das responsáveis por tornar os videoclipes musicais obras complexas, caras e artísticas.
Até o comecinho da década de 80, os chamados clipes nada mais eram que vídeos dos artistas cantando ao vivo. Vendo o potencial que esse formato tinha, Madonna começou a investir nesse formato, sendo "Like a Virgin" (1984) um dos primeiros videoclipes no formato atual, praticamente inaugurando a MTV. E ela não parou por aí, ao longo de sua carreira, a cultura pop foi agraciada por vídeos antológicos, como "American Life" (2003), "Frozen" (1998), "Ghosttown" (2015) e "Bedtime Story" (1994), sendo que este último está no acervo permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

Teu coração falta sair pela boca quando sua diva anuncia uma turnê mundial, não é? Ver ao vivo as músicas favoritas, muitos efeitos, cenografia, coreografia, figurino: é sempre um deleite para os olhos. Você deve saber que esse formato de show também foi inaugurado por Madonna, não é?

Até a década de 80, os grandes artistas tinham shows simples, compostos apenas por cantor, banda e quando muito um par de dançarinos. Mas em 1990, Madonna mudou essa chatice, sua "Blond Ambition Tour" inaugurou a era de concertos extravagantes, com muitos dançarinos, efeitos especiais e trocas de roupa. E aparentemente continua boa nisso: ela ocupa três posições no ranking das dez turnês femininas mais lucrativas da história, inclusive o primeiro lugar (a "Sticky & Sweet Tour", que rodou o mundo entre 2008 e 2009, arrecadou 407 milhões de dólares em apenas 85 apresentações).

Todo mundo adora uma música safadinha. De "Drunk in Love" de Beyoncé a "I Kissed a Girl" de Katy Perry, passando por "If U Seek Amy" de Britney Spears: é bem comum hoje em dia que uma música fale de sexo de forma mais aberta. Mais um crédito pra Madonna.

Sempre houve música sobre sexo, embora até os anos 80 fosse de forma velada, implícita ou atenuada. E quem foi responsável por desvelar a própria sexualidade e liderar a revolução sexual feminina na música? Madonna de novo, com o lançamento de "Justify My Love" (1990, considerado pesado a ponto de ser barrado pela MTV) e do álbum "Erotica" (1992, onde se fala sobre sexo de uma maneira extremamente elegante, e nada vulgar. Pena que não se pode dizer o mesmo sobre toda música pop que toca nesse assunto hoje em dia, não é mesmo?).
Mas às vezes vocês só querem mesmo dançar como se não houvesse amanhã, com um umas músicas cheias de sintetizadores e batida eletrônica, como se faz hoje em dia, não é? Dou uma trufa de leite ninho pra quem adivinhar quem foi responsável por trazer a música eletrônica pro mainstream. Pois é, Madonna de novo. O mainstream não tinha influências diretas da música eletrônica, até que veio ao mundo "Ray of Light" (1998), que encheu as rádios com sintetizadores e gravações digitais em hits como "Frozen", "Nothing Really Matters" e a homônima "Ray of Light", de uma forma bem mais orgânica e elegante que certas músicas de pendrive que abundam hoje em dia.
Talvez você tenha arrepios quando vê que sua favorita bateu a marca de um milhão de cópias vendidas mundialmente, não é? E é provável que adore desmerecer Madonna porque seus últimos dois álbuns não venderam tão bem (entre aspas, pois nenhum deles vendeu menos de um milhão mundo afora). Se você usa charts e vendas como padrão de qualidade, talvez deva reconsiderar essa artista, já que ela tem quatro álbuns que venderam mais de VIN-TE milhões no mundo: "Like a Virgin" (1984), "True Blue" (1986), "Ray of Light" (1998) e a compilação "The Immaculate Collection" (1990), sendo que essa última, vendendo mais de TRINTA E CINCO milhões de cópias, é o álbum de compilação mais vendido da história). No total, já são mais de 320 milhões de álbuns vendidos no mundo tudo e 46 #1 na Billboard Dance Club Songs, dois recordes absolutos.

O pop normalmente foca em temas universais e seus desdobramentos, como amor romântico, solidão, ciúme, vontade de dançar e se divertir, além de sexo, claro. Mas além desse lugar comum, Madonna ousa, escrevendo e cantando sobre religião ("Devil Pray" e "Like a Prayer"), AIDS ("In This Life"), mundo dos sonhos ("Bedtime Story"), família ("Inside of Me", "Oh Father", "Promise to Try") e claro, crítica social de verdade ("Swim", "American Life", "Hollywood", "Give Me All Your Luvin’"), não temendo governo, indústria fonográfica ou o próprio Vaticano. Sua fave tem composições tão diversificadas, caro hater de Madonna?

Esses são apenas alguns motivos pelos quais Madonna é um verdadeiro monumento da história da música. Talvez ela seja tão odiada por ainda ser relevante e fazer sucesso após 35 anos de carreira, sobrevivendo às pancadas do público, da indústria fonográfica e do preconceito de idade e sexo. Será que as suas cantoras favoritas ainda vão ser lembradas e relevantes daqui a dez anos? Ou vão ser atacadas de todos os lados por terem cometido o crime de envelhecer, até que desistam?
Ninguém é obrigado a gostar de Madonna, mas esse não é um texto baseado em gosto, e sim em fatos. Mesmo odiando a Rainha do Pop, é obrigatório reconhecer seu pioneirismo, sua ousadia e seu impacto, afinal, o pop como você conhece simplesmente não existiria sem ela. Por essa razão e por outras mais, Madonna está no mesmo patamar de Michael JacksonPrinceDavid Bowie e Whitney Houston: não apenas grandes e rentáveis artistas, mas ferramentas de reconstrução do pop e parte fundamental da história da música.

Mas dessa vez, não espere que ela morra para valorizá-la.